23 e 24 de outubro de 2020

dias


horas


minutos

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA

Prezado(a)s Colegas,

Em um ano de tantas incertezas é com enorme prazer que colocamos a sua disposição a programação das atividades científicas do 38º Congresso Brasileiro de Epilepsia. Tendo como linha mestra “Though-provoking,  challenging and unsolved issues in Epilepsy” este programa teve a intenção de produzir informação aos colegas cujo interesse em epilepsia é mais recente e, em um nível de detalhamento crescente, interessar (e intrigar!) as diferentes gerações de epileptologistas que esperamos receber entre os dias 23 e 24 de outubro.

O nosso congresso será totalmente online e a formatação tradicional de conferências e mesas-redondas será mantida, com um novo modelo de discussão que será realizado ao final de cada período. Nas sessões noturnas teremos apresentações de casos clínicos e sessões de debates.

É particularmente agradável dividir desde já com os colegas a confirmação de importantes nomes da epileptologia internacional  em nosso evento – com ênfase nas sempre pungentes áreas de genética, comportamento e tratamento clínico e cirúrgico de epilepsia – com os doutores Robert Gross (USA), Danielle Molinari Andrade (CAN), Marco Mula (UK) e Mike Kerr (UK).

Igualmente estimulante é o acréscimo ao programa, em seu segundo dia, do “Simpósio de Neuropsiquiatria da ILAE“, um espaço integralmente dedicado a discussão destes temas com os mais importantes nomes da epileptologia contemporânea na área.
Finalmente, caros colegas e amigos, é inegável a dificuldade implicada na organização e condução de um congresso nacional na atual conjuntura de nosso país. Mas é justamente este o desafio e motivação que embasam nossa diretoria e, paradoxalmente, produzem ideias criativas e propiciam a contribuição ainda mais acirrada dos membros da nossa Liga Brasileira de Epilepsia, em última análise, a razão por trás deste esforço.

Até breve!

Abraço,
Vera Cristina Terra (Presidente do 38º Congresso da LBE)
Luciano de Paola (Secretário)
Carlos Silvado (Tesoureiro)


COMISSÃO ORGANIZADORA:
PALESTRANTES
PALESTRANTES
ADÉLIA MARIA DE MIRANDA HENRIQUES SOUZA
NEUROLOGISTA INFANTIL DO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO E IMIP - INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA - RECIFE MESTRE E DOUTORA EM NEUROPSIQUIATRIA E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO EX-PRESIDENTE DA LBE - 2014-2016 COORDENADORA DO AMBULATÓRIO DE DIETAS CETOGÊNICAS DO IMIP
ANDREA JULIÃO DE OLIVEIRA
Neurofisiologista Clínica do NATE (Nucleo de Tratamento das Epilepsias), no Hospital Felicio Rocho (BH, MG) Membro titular da SBNC Mestre em Fisiologia pela UFRGS Fellow do Serviço de cirurgia da epilepsia do Hopital Sainte Anne (Paris, FR)
ARTHUR CUKIERT
Neurocirurgiao Funcional Doutor em Neurofisiologia, USP Fellow Montreal Neurologic Institute, Canada Diretor, Clinica de Epilepsia de Sao Paulo, Clinica Cukiert
CARLOS EDUARDO SOARES SILVADO
Professor Associado de Neurologia - Universidade Federal do Paraná Coordenador do Grupo de Atendimento Integral de Epilepsias - Hospital de Clínicas UFPR Chefe do Serviço de Neurologia - Hospital de Clínicas UFPR
DANIELLE MOLINARI ANDRADE
Dr. Andrade is a Professor of Medicine (Neurology) at University of Toronto and the Medical Director of the Epilepsy Program of University Health Network, University of Toronto. She is also the Director of the Adult Epilepsy Genetics Program at University of Toronto. She was the chair of the epilepsy implementation task force sub-group for the development of Guidelines for Transition in Epilepsy for the Province of Ontario, and she is currently the chair of the ILAE Task Force on Child to Adulthood Transition. Dr. Andrade graduated in Medicine at Universidade Federal do Parana (Brazil) and completed her Neurology Residency at Hospital N.S. Gracas (Brazil). She then completed a Masters of Sciences at The Hospital for Sick Children, University of Toronto, studying “Protein Therapy for Unverricht-Lundborg Progressive Myoclonus Epilepsy”. Between 2004 and 2006 Dr. Andrade completed an Epilepsy and Clinical Electrophysiology Fellowship at Toronto Western Hospital, University of Toronto. Dr. Andrade’s research interests are the field of genetic epilepsies and their long-term outcome. Dr. Andrade and her team have identified the first gene associated with SUDEP (sudden, unexpected death in epilepsy) in patients with non-syndromic epilepsy. Her team has also discovered genes responsible for Lennox-Gastaut syndrome, Jeavon’s syndrome, teenage-onset neuronal ceroid lipofuccinosis progressive myoclonus epilepsy, among others.
ELISEU PAGLIOLI NETO
Professor de Neurocirurgia e Chefe do Serviço de Neurocirurgia da PUCRS. Neurocirurgião do Programa de Cirurgia da Epilepsia de Porto Alegre desde 1991.
FERNANDO CENDES
Professor Titular do Departamento de Neurologia da UNICAMP. Especialização em neurofisiologia clínica, doutorado em neurociências e pós-doutorado na Universidade McGill - Montreal Neurological Institute and Hospital, Canadá. Foi presidente da Liga Brasileira de Epilepsia (2006-2008), secretário da Subcomissão de Neuroimagem da Liga Internacional Contra a Epilepsia [ILAE] (2005-2009), Chair da Diagnostic Commission da ILAE (2009-2013). Publicou 451 artigos completos em periódicos especializados, 80 capítulos de livros e 5 livros. Orientou 48 doutorados, 27 mestrados e 20 pós-doutorados. É editor associado do Epilepsia e Specialty Chief Editor in Epilepsy do Frontiers in Neurology. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica e da Sociedade Brasileira de Neuroradiologia Diagnóstica e Terapêutica. É membro associado da American Academy of Neurology e da American Epilepsy Society. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.
FRANCISCO JOSÉ MARTINS ARRUDA
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás. Residência em Neurofisiologia Clínica no Instituto de Neurologia de Goiânia. Fellowship em Epilepsia e Eletroencefalografia no Montreal Neurological Institute - McGill University Doutorado em Neurologia na USP - Ribeirão Preto Chefe do Departamento de Neurofisiologia e Centro de Tratamento de Epilepsia do Instituto de Neurologia de Goiânia
GERARDO MARIA DE ARAÚJO FILHO
Possui mestrado (2007), doutorado (2009) e pós-doutorado (2013) em Medicina (Neurociências) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina (Neurociências), atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos psiquiátricos na epilepsia, epilepsia mioclonica juvenil, neuroimagem cerebral dos transtornos psiquiátricos na epilepsia, epilepsia do lobo temporal e gestão e implantação de serviços de saúde mental.
GUILHERME POLANCZYK
Psiquiatra de crianças e adolescentes, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP, o Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces e a Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da USP. Formou-se em Medicina pela UFRGS, realizou residências em Psiquiatra e em Psiquiatra da Infância e Adolescência no HCPA-UFRGS. É Mestre e Doutor em Psiquiatria pela UFRGS, Pós-Doutor pelo Instituto de Psiquiatria de Londres (Inglaterra) e pela Duke University (EUA) e Livre-Docente em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela USP.
JAY SALPEKAR
Dr. Jay Salpekar is a pediatric Neuropsychiatrist in the Department of Psychiatry and Medical Director of the Neuropsychiatry in Epilepsy Program at Kennedy Krieger Institute. He is also an Associate Professor of Psychiatry and Neurology at the Johns Hopkins University School of Medicine.
KATIA LIN
Mestrado e Doutorado em Neurologia e Neurociências pela UNIFESP-Escola Paulista de Medicina. Membro Titular da Comissão de Educação Médica da ABN. Membro da Guidelines Task Force e Commission on Surgical Therapy (International League Against Epilepsy - ILAE - 2017-2021). Atualmente é Professora-Associada de Neurologia do Curso de Medicina e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC. Orientadora de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2.
KETTE DUALIBI RAMOS VALENTE
Professora Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Presidente da Liga Brasileira de Epilepsia
LECIO FIGUEIRA PINTO
Neurologista, Especialista em Epilepsia e Neurofisiologia Clínica Visiting Research Scientist - Yale University, Estados Unidos. Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP Médico Assistente da Divisão de Clínica Neurológica do HC-FMUSP, integrando os Grupos de Epilepsia e Emergências Neurológicas. Coordenador do Ambulatório de Epilepsia de Adultos do HC-FMUSP.
LUCIANO DE PAOLA
Chefe do Serviço de Epilepsia e Eletrencefalografia Hospital de Clínicas UFPR Diretor, Epicentro (Centro de Atendimento Integral de Epilepsias) Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba PR
MAGDA LAHORGUE NUNES
Graduada em Medicina em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez Residência Médica em Pediatria (1983-1985) e Neurologia (1986-1987) no Hospital São Lucas da PUCRS. Concluiu o doutorado em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994. Realizou Pós Doutorado em Neurociências no Albert Einstein College of Medicine New York (USA) em 1998. É Professora da Faculdade de Medicina da PUCRS desde 1991 e Vice Diretora do InsCer (Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul) desde 2014. È membro do staff do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS desde 1990 onde atua nas áreas de Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica-Medicina do Sono e Pesquisadora do INSCER. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS de dezembro de 2004 a março de 2014. È membro titular/efetivo de diversas sociedades médicas nacionais (Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, Academia Brasileira de Neurologia- ABN, Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica- SBNC, Liga Brasileira de Epilepsia - LBE e Sociedade Brasileira do Sono- SBS), tendo ocupado a Presidência da LBE no biênio 2004-2006 e a coordenação do Departamento de Neurologia da SBP nos biênios 1996-1997 e 2001-2003. Atualmente é membro da Task Force on Neonatal Seizures Classification da International League against Epilepsy (ILAE). Ex- diretora para a América Latina da International Pediatric Sleep Association (IPSA). È membro do Conselho Editorial do Jornal de Pediatria. Ex- editora executiva do Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology e ex-membro do Conselho Editorial da Clinical Neurophysiology (Elsevier). Tem título de especialista em Pediatria (SBP-AMB) e Neurologia (ABN-AMB) com áreas de atuação em Neurologia Infantil e Medicina do Sono.
MARILISA GUERREIRO
Professora Titular de Neurologia Infantil da Unicamp. Coordenadora dos cursos PET Brasil.
MARINO MUXFELDT BIANCHIN
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Fez residência médica em neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1992-1996) e possui o título de Especialista em Neurologia e em Neurofisiologia Clínica pela Academia Brasileira de Neurologia e Associação Médica Brasileira. Tem doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com doutorado sanduiche em neurociências - University Of California Irvine (1998). Possui pós-doutorado pela USP de Ribeirão Preto 2003-2005. Desde 2006 é professor do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e médico do Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É membro da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2006 e desde 2016, coordenador do programa. É consultor ad-hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERGS, FUNCAP, Ministério da Saúde e SciELO. Tem avaliado projetos de pesquisa, artigos outras publicações para instituições e periódicos científicos do país e exterior. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna, Neurologia e Epilepsia. De acordo com ISI Web of Science (Thomson Reuters), sua produção científica já recebeu mais de 2200 citações de publicações especializadas e seu índice H (Hirsch index) é de 25.
MICHAEL KERR
Professor Mike Kerr is a clinical professor at Cardiff University’s department of Psychological Medicine and Clinical Neurosciences. Mike studied medicine in Bristol, General Practice in York, and Psychiatry in Cardiff. His clinical practice is focused on epilepsies associated with intellectual disability and in the assessment and treatment of epilepsy and psychiatric disorders. His research covers two overlapping areas; the delivery of health care to people with a learning disability and the aetiology, epidemiology, impact and treatment of neuropsychiatric disorder associated with epilepsy. Professor Kerr is a trustee of Epilepsy Research UK, Chair of the Advisory Board for Wales of Epilepsy Action and was recently named Epilepsy Ambassador, a prestigious international honour.
RENATO LUIZ MARCHETTI
Médico psiquiatra. Doutor em psiquiatria pela FMUSP-SP. Médico assistente pelo IPq-HCFMUSP. Coordenador do PROJEPSI do IPq-HCFMUSP.
ROBERT E. GROSS
MBNA Bowman Chair & Professor - Emory University Department of Neurosurgery; Director and Co-Founder - Emory Neuromodulation and Technology Innovation Center (ENTICe); Director - Translational Neuro-Engineering Laboratory Director; Stereotactic, Functional Neurosurgery & Epilepsy Surgery
STEPHANE AUVIN
I am Epileptologist and Child Neurologist, Professor at Paris-Diderot University & Robert-Debré University Hospital, Paris, France I am conducting the Epilepsy program at Robert Debré University Hospital, APHP, Paris. I am also conducting research works in the INSERM U676, Paris. My clinical and research activities are focused on pediatric epilepsy and its treatments. My research team is working on inflammation-epilepsy and on the polyunsaturated fatty acids and the ketogenic diet.
VERA CRISTINA TERRA
Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado em neurologia pela Universidade de São Paulo - Unifesp. Presidente do DC de epilepsia da Academia Brasileira de Epilepsia. Coordenadora do Serviço do Centro de Atendimento Integral das Epilepsias (Epicentro, Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba-PR
VERIANO ALEXANDRE JR
Neurologista e Eletroencefalografista; Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo; Estágio de Doutorado na Universidade de Pavia; Pós-Doutorado na Universidade de Lyon; Médico Assistente do Centro de Cirurgia de Epilepsia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
WAGNER AFONSO TEIXEIRA
Coordenador do Centro de Referência de Epilepsia DF Coordenador da Unidade de Cirurgia de Epilepsia Santa Luzia Doutor em Neurologia (Epilepsia) USP- RP
ANTONIO LÚCIO TEIXEIRA JR
Médico Neurologista e Psiquiatra. Professor do Instituto de Ensino e Pesquisa, Santa Casa BH, Belo Horizonte; UTHealth McGovern Medical School, Houston
CARMEN LISA JORGE
neurologista e neurofisiologista clinica mestrado e doutorado em neurologia medica responsável pelo setor de video EEG do grupo de epilepsia da divisão de clinica neurológica do HCFMUSP
ELZA MARCIA YACUBIAN
Livre Docente em Neurologia, Professora Adjunta do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo
FERNANDO KOK
Neurologista Infantil, Professor Associado do Departamento de Neurologia da FMUSP Pesquisador Associado do Centro de Estudos do Genoma Humano do IBUSP Diretor-Médico da Mendelics Análise Genômica
ISCIA LOPES CENDES
MÉDICA GENETICISTA, PROFESSOR TITULAR DE GENÉTICA MÉDICA, CHEFE DO LABORATÓRIO DE GENÉTICA MOLECULAR. DEPARTAMENTO DE GENÉTICA MÉDICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-UNICAMP.
LUIS OTAVIO CABOCLO
NEUROLOGISTA E NEUROFISIOLOGISTA CLÍNICO DOUTOR EM NEUROLOGIA/NEUROCIÊNCIAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) PROFESSOR DE NEUROLOGIA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN
REGINA MARIA FRANÇA FERNANDES
Professora Assistente-Doutora da Disciplina de Neurologia do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP Chefe da Seção de Neurofisiologia Clínica do HC de Ribeirão Preto
fique atento às
datas principais
Inscrições até

O evento está próximo!

Trabalhos

Restam 9 dias
para que você
envie seu resumo!


Promoção


Organização


plataforma





Patrocínio Platinum



Patrocinador Premium



Patrocinador Master



Patrocinador