23 e 24 de outubro de 2020

Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 09/10/2020
Divulgação do resultado da avaliação: 19/10/2020




Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

  1. Para enviar os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição, isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.
  2. O primeiro autor do trabalho aceito receberá uma inscrição cortesia - após a divulgação dos resultados, será concedido a isenção.
  3. A apresentação deverá ser feita pelo autor principal. Se isso não for possível, o autor principal deverá inserir o nome do apresentador no formulário de submissão.  Este co-autor deverá obrigatoriamente estar inscrito no Congresso.
  4. O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.
  5. Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
  6. Clique no menu "Meus Trabalhos".
  7. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
  8. Caso queira submeter o seu trabalho para um dos Prêmios do Congresso (vide Menu Premiações) indique para qual Prêmio irá concorrer no formulário de inscrição (cada trabalho poderá concorrer a apenas um dos prêmios).
  9. Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes aos trabalhos científicos serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
  10. Todos os trabalhos serão submetidos na modalidade pôster.
  11. Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Sair".
  12. Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o autor responsável pelo envio do mesmo, confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes até a data limite para submissão dos resumos.
  13.  Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo Fale Conosco/HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido. Sugere-se também que verifique a caixa de SPAM do seu e-mail.
  14. Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.


Temas

» Adolescentes e Adultos
» Ciência Básica / Experimental
» Crianças e Neonatal
» Epilepsia em Situações Especiais (Idoso, Mulher, Comorbidades)
» Estado de Mal Epiléptico e Emergências
» Genética
» Neurofisiologia Clínica
» Neuroimagem
» Neuromodulação
» Neuropsicologia e Psiquiatria
» Tratamento Cirúrgico
» Tratamento Medicamentoso
» Tratamentos Alternativos ou Outros


Informações importantes

  • O prazo para submissão dos resumos é: 09/10/2020
  • Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
  • Serão aceitos até 2 trabalhos e cada um deles, poderá ter até 6 co-autores, que efetivamente participaram da sua realização, e citar até 3 instituições participantes. Insira os autores na ordem desejada.
  • IMPORTANTE: A pessoa que apresentará o trabalho também deve estar inclusa na lista de autores!
  • O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 19/10/2020.
  • O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 21/10/2020. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e efetuado o pagamento da taxa de inscrição.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.


Instruções para preparação de resumos

  • O resumo deverá ser escrito em inglês. 
  • O Título deverá ser conciso, preciso e refletir o estudo a ser apresentado, com no máximo 250 caracteres.
  • O texto do resumo deverá não exceder 2.500 caracteres (não contar o título, autores e instituições). Não deverão ser incluídas referências bibliográficas, gráfico, tabelas e figuras.   Nomes comerciais não serão permitidos, apenas os nomes genéricos, escritos em letras minúsculas.
  • O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo obrigatório o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão(ões). 
  • Nos Relatos de Caso/Casos Clínicos, deverá ser seguida a sequência: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários.   Recomendamos que, se enviar relato de casos comuns, isso seja motivado por evolução atípica, dificuldade diagnóstica ou tratamento não rotineiro.  Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores não deverão ser mencionados no texto do resumo, apenas nos campos indicados durante a submissão do resumo.
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
  • Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela.
  • Referências, agradecimentos e ajuda financeira não são obrigatórios e, se inclusos, devem ser computados como Corpo do Resumo e deverão vir ao final do resumo.
  • Resultados incompletos, com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Os resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões serem baseadas nos dados apresentados. Caso o estudo esteja em andamento, os autores devem apresentar resultados como preliminares, e informar claramente que é um estudo em andamento.  Não serão aceitos resumos de um mesmo trabalho, com os resultados distribuídos em diferentes resumos.
  • Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos em que constem apenas revisão da literatura.


Instruções aos trabalhos aprovados

Orientações e Normas para envio para trabalhos aprovados - Modalidade E–Pôster

Os trabalhos aprovados ficarão apenas em exposição no site do congresso, sem apresentação.

Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster deverão ser enviados eletronicamente (E-Poster);

A opção para envio do E-Poster ficará disponível na área restrita do autor, através do menu MEUS TRABALHOS, em link específico. 

Configuração da página no Power point:

  1. Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.
  2. Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 33,867 x Altura 19,05. Orientação Paisagem.
  3. Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PNG.
  4. Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos.
  5. Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho “inserir pôster”. Clique em Enviar para registrar seu pedido e está pronto. Você poderá alterar seu pôster até a data limite.
  6. Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas;
  7. Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.
  8. O título do E-Poster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
  9. Prazo para envio: em breve – exclusivamente pelo site do congresso.
  10. A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  11. Para maiores esclarecimentos, contate a CCM CONGRESSES.


Regras para concorrer à premiação

A Comissão Científica indicará os 4 melhores trabalhos, que receberão um Certificado de “Melhores Trabalhos do 38º Congresso Brasileiro de Epilepsia”.

O valor da premiação será de R$2000,00 por prêmio.

Os trabalhos premiados deverão ser apresentados oralmente, e o tempo previsto para cada apresentação será de 10 minutos. As apresentações serão pré-gravadas e as orientações serão enviadas no termo de aceitação.

Prêmios Aristides Leão, Cesare Lombroso, Paulo Niemeyer e Jovem Pesquisador

 

Artigo 1º – Sob o patrocínio da Liga Brasileira de Epilepsia estão instituídos bianualmente os Prêmios denominados:

-  Aristides Leão (estudos experimentais)

- Cesare Lombroso (estudos clínicos)

- Paulo Niemeyer (estudos envolvendo cirurgia da epilepsia)

Jovem Pesquisador (estudos clínicos ou experimentais),

com o propósito de apoiar e estimular a pesquisa clínica, terapêutica e experimental no campo da Epileptologia. 

 

Artigo 2º – O Prêmio ARISTIDES LEÃO, oficializado em 1992, é conferido a pesquisadores brasileiros na área experimental, o Prêmio CESARE LOMBROSO, oficializado em 1992, é conferido a pesquisadores brasileiros na área clínica. O Prêmio PAULO NIEMEYER, oficializado em 2004, é conferido a pesquisador brasileiro da área de cirurgia da epilepsia. O Prêmio JOVEM PESQUISADOR, oficializado em 2006 destina-se a premiar o melhor trabalho científico clinico ou experimental apresentado no Congresso Brasileiro de Epilepsia que tenha como primeiro autor um pesquisador com menos de 35 anos de idade na data do Congresso. 

Artigo 3º – Os trabalhos concorrentes aos prêmios ARISTIDES LEÃO, CESARE LOMBROSO e PAULO NIEMEYER e JOVEM PESQUISADOR, deverão versar sobre epilepsia e obedecer às seguintes normas:

  1. Serem originais, inéditos e integralmente realizados no Brasil;
  2. Poderão ser trabalhos individuais ou colaborativos;
  3. Deverão estar regularmente inscritos para apresentação na Sessão de Posters do Congresso Brasileiro de Epilepsia,
  4. Os trabalhos deverão ser encaminhados na forma de resumos expandidos, redigidos em inglês (no máximo 3000 palavras), de forma estruturada (racional, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões) e enviados em formato pdf (incluindo as tabelas, figuras e anexos) através da sua área restrita – haverá campo especifico para submissão.

Artigo 4º – A Comissão Julgadora dos Prêmios será constituída por pelo menos 5 (cinco) membros da Liga Brasileira de Epilepsia, indicados pela Diretoria da LBE. 

Artigo 5º – A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrecorrível.

Artigo 6º – A Comissão Julgadora terá a liberdade de negar o Prêmio, caso considere que nenhum dos trabalhos apresentados tenham atingido o nível técnico-científico desejado.



Trabalhos Premiados

PRÊMIO ARISTIDES LEÃO

Título: DYSFUNCTIONAL HIPPPOCAMPAL-PREFRONTAL CONNECTIVITY WITHOUT NEURONAL LOSS IS ASSOCIATED WITH PSYCHOTIC-LIKE BEHAVIOR IN A MODEL OF EARLY-LIFE STATUS EPILEPTICUS

Autores: Rafael Naime Ruggiero,  Danilo Benette Marques, Matheus Teixeira Rossignoli,  José Eduardo Peixoto-Santos, Cleiton Lopes Aguiar, João Pereira Leite

 

PRÊMIO CESARE LOMBROSO

Título: IMPULSIVENESS, PERSONALITY TRAITS AND EXECUTIVE FUNCTIONING IN PATIENTS WITH JUVENILE MYOCLONIC EPILEPSY

Autores: André Peres Gama, Laura Maria Guilhoto, MD. PhD, Mariangela Taura, Neide Barreira Alonso, PhD, Artur Menezes Sousa, Maria Helena da Silva Noffs, MSc, Elza Marcia Yacubian, MD. PhD

 

PRÊMIO PAULO NIEMEYER

Título: REVITALIZATION OF THE ELECTROCORTICOGRAPHY WITH A LOW COST "SPIDER-LIKE" DEVICE

Autores: Arnon Castro Alves Filho, Ricardo Silva Centeno, Jean Faber, Jeana Corso, Miriam Guaranha, Elza Márcia Yacubian

 

PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR

Título: FIRST EPILEPTIC SEIZURE: STUDY OF THE MAIN FACTORS RELATED WITH THE RECURRENCE OF SEIZURES IN A TERTIARY HOSPITAL

Autores: Bianca dos Santos Bertholini, Gerardo Maria de Araújo Filho, Lúcia Helena Neves Marques,  Vitor Roberto Pugliesi Marques

 

 



Publicação

Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados no site da Liga Brasileira de Epilepsia (epilepsia.org.br).



Certificados

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que participou) pode solicitar a transferência do certificado através do Fale Conosco/HelpDesk.

Promoção


Organização


plataforma





Apoio



Patrocínio Platinum



Patrocinador Premium



Patrocinador Master



Patrocinador